Quantas vezes no decorrer de um dia você se encontra negociando uma situação? Eu estaria disposto a adivinhar que você se encontra em muitas previstas e imprevistas oportunidades de negociar várias vezes ao dia, ainda que frequentemente você acredite que não, pode achar o ato de negociação difícil. Se você pressionar de mais, o negócio se desvia. Se você estiver muito mole, você se torna conhecido como um fraco. A chave para uma boa negociação é garantir a abordagem adequada para o tipo de negociação em mãos. Dentro deste ambiente, existem muitos tipos de negociações que se realizam de forma constante: Estamos constantemente envolvidos em negociações com amigos, parceiros, executivos, recursos humanos e, naturalmente, os fornecedores. Como uma questão óbvia, o ambiente no qual estamos negociando tornou-se tão especializado que uma abordagem genérica para todos os diferentes tipos de negociações já não nos fornece os melhores resultados.
Figura 1: O Modelo de negociações totalmente intelectuais de Herrmann
A: EU RACIONAL
- QUANTIFICA
- É LÓGICO
- É CRÍTICO
- É REALISTA
- GOSTA DE NÚMEROS
- SABE COMO LIDAR COM AS COISAS
- SABE SOBRE DINHEIRO
B: EU CONTIDO (RETRAÍDO)
- Estabelece procedimentos
- CONSEGUE AS COISAS
- É CONFIÁVEL
- ORGANIZADO
- É CAPRICHOSO
- PONTUAL
- PROJETISTA
C: EU SENTIMETAL
- GOSTA DE ENSINAR
- EMOCIONA-SE MUITO
- É APOIADOR
- É EXPRESSIVO
- É EMOCIONADO
- FALA MUITO
- SENTIMENTAL
D: EU EXPERIMENTAL (EXPERIENCIAS)
- IMAGINA
- ESPECULA
- ASSUME RISCOS
- QUEBRA REGRAS
- GOSTA DE SURPRESAS
- É CURIOSO / APROVEITA
Todos temos preferências para atividades contidas dentro de cada um dos 4 quadrantes. Curiosamente, menos de 3% de nós temos uma política de igualdade de preferência para todos os 4 quadrantes. Dado que mais de 1 milhão de pessoas que tenham concluído o perfil HBDI (Herrmann Brain Dominance Instrument),estamos em posição de acompanhar as tendências que se revestem de particular interesse para os negociadores do ambiente. Por exemplo, sabemos que os compradores profissionais, que representam organizações nas suas negociações com fornecedores tipicamente têm fortes preferências para os quadrantes A & B e menos foco sobre os quadrantes C & D. Esta abordagem conduz muitas vezes a oportunidades perdidas para extrair um valor agregado. Além disso, muitas vezes também pode resultar em muita pouca ênfase a ser distribuída na compreensão da relação dinâmica resultante de diferentes tipos de acordos negociados.
Quadrante A - valor
Quadrante B - processo
Quadrante D - Visões
Figura 2: Básico de compras (QUADROS DA ESQUERDA PARA A DIREITA)
Preço (A ESQUERDA) – Impacto Estratégico na Organização (EM BAIXO)
CONSIDERAÇÕES PARA COMPRA EM UMA NEGOCIAÇÃO
1.AMOSTRA DE APTIDÃO ESTRATÉGICA
- RFP 10 OU MAIS FORNECEDORES SE POSSÍVEL
- UMA LISTA DE 4 ou 5
- COMPREENDER O ESTLO COMPETITIVO DE NEGOCIAÇÃO
Exemplo de produtos, serviços e soluções neste quadrante.
Hardware;
Sistemas de Operação.
2. AMOSTRA DE APTIDÃO ESTRATÉGICA
- “RFP” SELEÇÃO DE FORNECEDORES
- LISTA DE 3 OU 4
- ESTILO DE NEGOCIAÇÃO COOPERATIVO
Exemplo de produtos, serviços e soluções neste quadrante.
“ERP” Soluções;
“CRM” Soluções;
Criação de soluções para gestão;
Desenvolvimento das melhores opções de negociação;
Grandes centros de desenvolvimento.
3. AMOSTRA DE APTIDÃO ESTRATÉGICA
- PEQUENOS CONTRATOS-LICITANTES
- SEM NEGOCIAÇÃO
Exemplo de produtos, serviços e soluções neste quadrante.
Periféricos;
Sistemas Básicos de qualquer suporte.
4. AMOSTRA DE APTIDÃO ESTRATÉGICA
- “RFP” PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES
- LISTA DE 4 ou 5
- ESTILO COMPETITIVO E COMPROMISSADO DE NEGOCIAÇÃO
Exemplo de produtos, serviços e soluções neste quadrante.
Segurança;
Soluções de armazenamento.
2) Programar um apoio no processo de negociação
O processo de negociação deve ser robusto e ter um elevado valor de utilidade para os seus usuários. A consideração mais importante na implementação de um processo de negociação é garantir uma aplicação coerente do líder da negociação prática em todo o departamento ou organização. Além disso, este irá resultar em um vocabulário compartilhado e uma plataforma comum para a avaliação, aperfeiçoamento e melhoria de resultados negociados. Construa o seu processo de negociação em torno das seguintes áreas chaves:
A criação de uma capacidade empresarial de negociação não é tarefa fácil e exige dedicação e empenho em um nível organizacional. Se aproximadas e aplicadas cautelosamente e sabiamente, o investimento associado à criação de uma capacidade organizacional a negociação irá entregar espetacular retorno que irá abrigar competitiva diferenciação e retorno de participantes superiores.
Um exemplo bem sucedido
*Identificar e mitigar riscos
Um requisito fundamental do processo de negociação foi à capacidade de integração, com o padrão os processos de compras e vendas da empresa para assegurar a mais eficaz utilização dos recursos.
Os primeiros resultados estão apontando para o retorno das resultantes aprimorados de acordos, como resultado de:
Uma melhoria do nível de competências de todos os negociadores devido a melhores práticas baseadas na negociação e nas competências de formação
A aplicação uniforme de um processo de negociação que permite a divulgação de informações relevantes sobre uma base uniforme
Um vocabulário de negociação comum e a melhores práticas culturais de negociação aproxima territórios
Analise de competência de negociação individual, preferência & estilo
Definição de uma ótima equipe de negociação
Melhores práticas baseadas em negociação “debriefing” & refinamento
Tendo redução das perdas associadas a uma abordagem “ad hoc“, a organização agora está preparada para adaptar seu programa de negociação para uma base global.
Autor: Jan Potgieter
Integrantes do Grupo: Tiago Anderson da Motta, Guilherme Barbieri Rosa e Rafael Matos Pereira.
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