quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Liderança Efetiva

Que líderes leia 1

Liderança Efetiva

John Adair

1988, Pan Books

John Adair é professor visitante na liderança estudos na Universidade de Exeter é um Consultor internacional para empresas e governo. Seus escritos anteriores incluem "Formação para Liderança e Ação Centrada na Liderança, a partir do curso, ele estabeleceu (com a Indústria Society), do mesmo nome. Ele também escreveu uma série de livros no Effective Management Série. John Adair foi listado entre o topo das 40 pessoas em todo o mundo que contribuíram mais na gestão, com seus pensamento e prática.

Effective Leadership destina - se a pessoa que está seriamente afim de saber sobre como melhorar a sua própria Liderança desenvolvimento de capacidades. O autor pretende estimular a consciência de liderança, fornecer uma compreensão dos princípios e as funções de liderança, e orientar o leitor através dos métodos utilizados para desenvolver habilidades de liderança.

O livro está dividido em três partes: a compreensão da liderança, desenvolvendo a sua liderança e capacidades, e crescer como um líder. Dentro de cada capítulo tem exercícios são concebidos para estimular o pensamento e ações. Ao final de cada capítulo, há uma lista de verificação que permite aos leitores a concentrar - se nos temas abordados no texto e relacionar com as suas próprias experiências para o aprendizado. Ao longo de todo o livro existem inúmeras citações, notícias e estudos de cada caso de líderes na história mundial, em grande parte a partir do contexto militar. Estas coloridas e poderosas descobertas sobre os pensamentos e ações de reais líderes são bem sucedidas em capturar a essência das qualidades exigidas em um líder.

Parte 1: Compreender liderança

John Adair foi um professor de história militar na Academia Militar de Sandhurst, nos anos 1960 e 1970, momento que a partir do seu trabalho sobre liderança e desenvolvimento veio. Com este fundo, ele e adeptos na apresentação de uma simples, clara e prática maneira. Explica também , por isso que muitos dos exemplos derivam do contexto militar, com o (é preciso dizer) o efeito grande. A primeira parte do livro é uma introdução ao tema da liderança, mas não do puro teórico ou acadêmico, mas sim da postura que se poderia imaginar. Adair é claramente um conhecedor em assuntos e bem versados nas teorias acadêmicas de liderança. Adair da abordagem para o processo de aprendizagem é que a liderança desenvolvimento vem de princípios, teorias e estudos de casos e exemplos, vinculados ao leitor, da própria experiência e prática. Cada um é um trampolim para a meta a longo prazo de desenvolvimento de liderança e qualidades individuais.

As velhas ideias de liderança provenientes de reprodutores de raça superioridade, ou de traços puramente individuais 'Habilita' um a tornar - se um líder, já foi ultrapassado. Apreciações de traços, possuído por um dirigente, foi a primeira e grande aproximação ao estudo da liderança e seguido pela segunda grande abordagem, a situação.

Foi reconhecido que existem três tipos de autoridade: posição, personalidade e conhecimento. A situação irá determinar o tipo do líder e o tipo de autoridade requerida. Conhecimento ou experiência sozinho é considerado como não suficiente para conduzir; No entanto, sem ela é impossível ter liderança. A terceira linha de investigação em matéria de liderança tem sido o grupo de abordagem, que vê na liderança termos de funções para satisfazer as necessidades do grupo. A partir de experiências nos E.U.A. na década de 1950, o grupo de personalidades e necessidades do grupo, os resultados mostraram três áreas de necessidade presentes em grupos de trabalho:

1.A necessidade de conseguir a tarefa comum
2. A necessidade de ser realizado em conjunto coeso
3. As necessidades particulares que trazem para o grupo

O autor discute outras teorias a partir de estudos em liderança durante o período compreendido entre 1930, contra a década de 1960. Estes incluem Fiedler's' Contingency e a Teoria de Leadership Effectiveness ", Hersey e Blanchard's "Situational Leadership Theory" e Tannenbaum e Schmidt's "Decision - Making Continuum '. Adair da opinião reflete os E.U. Europeia e posições de um elevado valor é colocada sobre a liberdade do indivíduo. Assim dirigentes devem estar cientes de ambos os grupos e a cada necessidade, e deve harmonizar - los ao serviço da tarefa comum.

Isto levou à formulação Adair o "modelo de três círculos", fundamental para o tema do Livro. Cada uma das três necessidades interage com as outras. Uma deve sempre ser considerada em relação as outras duas. É o papel do líder para desempenhar as funções de liderança: de estar conscientes de o que se passa com o grupo (s), a função é necessário compreender o que e quando, e para que possuem a habilidade de fazer o funcionamento eficaz. Isto irá atingir as tarefas comuns, trabalhando como uma equipe, respeitando e desenvolvendo membros individuais.

Adair e seus três círculos modelo



Adair sustenta que as três abordagens da liderança - traço, situação e agrupar - se Complementares e a envolver cada um dos três círculos. Ele vai para discutir sobre as qualidades e seus valores que são necessários e que podem ser desenvolvidos, não só dentro dos três círculos, mas dentro dos três círculos de diferentes níveis de liderança em uma organização. Líderes devem compreender as mudanças que se deslocam até a escada organizacional. Adair evoluiu uma funcional liderança, com cursos baseados no modelo de três círculos. Ele também tem estabelecidos (com a Indústria Society), a Ação Centrada Leadership (ACL) cursos no início dos anos de 1970, que foram escritos usando os mesmos princípios que Effective Leadership. A ACL Características avaliadas que são simples, práticas e participativas. A indústria e a sociedade estão preparando 10 diretrizes do curso, bem como o autor fornece uma versão das orientações aprovadas a partir de uma organização que utilizaram o curso:

1. Defina a tarefa da equipe ;
2. Instruir todos os líderes dos três círculos e torná - los responsáveis;
3. Plano de trabalho;
4. Definir metas individuais após consulta;
5. Delegar decisões para os indivíduos;
6. Comunicar a importância do trabalho de cada pessoa;
7. Treinar e desenvolver pessoas (especialmente a sub - 25s) e obter apoio para as regras e procedimentos;
8. Onde sindicatos são reconhecidos, incentivar a adesão;
9. Preocupar com o bem estar da equipe;
10. Monitorar a ação - ação e aprender com erros.

A ACL oferece cursos de formação para gestores e dirigentes, e têm aumentado a sensibilização, proporcionou um enfoque sobre as ações necessárias, colocou a ênfase na equipe desempenho e forneceu um fio na integra o conjunto do programa.

Parte 2: Desenvolver habilidades liderança
Parte 2 leva o leitor visualizar as funções que um líder terá que fazer ou gerenciar. Adair afirma que qualquer função afetará a tarefa, o grupo e o indivíduo, ou seja, os três círculos. Ele abrange oito funções: Definição da tarefa, planejamento, informações, controle, avaliação, motivando, organizando e definindo um exemplo:

Um líder que a principal responsabilidade é garantir que o grupo realize a sua tarefa comum. Isso começa com fato de comunicar os objetivos, assegurando ao mesmo tempo o objetivo, é conhecida de finalidade entendida.

O Autor toma cuidado de explicar a cada sentido do objetivo, objetivo e efeito. Com comunicar vem o planejamento, sem que um líder seja susceptível de ser eficaz. Os recursos disponíveis, bem como as limitações, necessitam ser determinados. Em todos os momentos, o líder deve manter um firme controle do processo de tomada de decisões, o que é que o processo. Conforme Montesquieu escreveu: "Para sugerir que não se pode obrigar, a guia onde você não pode exigir, que é a suprema forma de habilidade. " Demasiadas vezes sentenças são discriminadas a um único tema. O autor promove a utilização de muitas opções de pensamento criativo técnicas, incluindo idéias, e preconiza que é "binário pensar" deve ser evitado. Pensando à frente, tendo educada suposições. É outra liderança e qualidade, de modo que nenhum plano deve ser simples e flexível, e deve ter uma Contingência.

Planejamento envolve definir a missão, que deverá ser comunicada ao grupo. Todos devem saber qual é a sua tarefa e cada membro do grupo deve ter objetivos claramente definidos e desempenhos e normas. Briefings estado a principal finalidade, atribuir tarefas, distribuir recursos, definir e verificar padrões de desempenho. Aqui, o autor também abrange eficaz falando de métodos, informações e organização como um todo e as informações individuais.

Uma vez que o plano é executado e os trabalhos estão em curso, a função de controlar começa: com acompanhamento e direção de ação. Apesar de um líder ter que intervir o menos possível, deve ser sempre com a maior clareza sobre quem faz o quê, como e até quando. A função do líder como controlador está na direção, que regulamenta e imobilizar e assegurar o grupo de trabalho das estadias em curso.

Observar, em vez de fazer, garantindo também que os sistemas de controle são estabelecidos a todos os níveis. Os três círculos e modelos, aplica - se à totalidade.Controlar também se aplica a auto - controle. Medo e coragem são contagiosas, mantendo - se calmo e deliberada é uma liderança a capacidade. "Na gestão dos assuntos humanos, não há melhor do que selfrestraint" (Lao - Tzu).

O autor vai para fazer face à próxima liderança e função: avaliação. Qualquer curso de ação terá conseqüências, e estas devem ser antecipadas, na medida do possível. Dar uma oportunidade para avaliar o desempenho da equipe em relação à tarefa, com comentários jogando uma grande parte neste processo. Apreciações individuais são consideradas, o autor recomendando que deve ser contínuo e incidir sobre o desempenho passado, o trabalho futuro, metas, prioridades, estratégias e normas, concordaram com atividades aprovadas em um Personal Action Plan.

Demasiadas vezes apreciações de degenerar um vazio ritual. A prática de ser favorita é considerada como um mal julgado por um líder, e deveria ser a avaliação final sobre o seu próprio desempenho como um Líder.

Adair entra no mundo da teoria acadêmica, uma vez mais, quando se discute a motivação - Capacidade de manter os indivíduos e para o grupo (e, por extensão, da organização) evoluir numa boa Direção. O chefe da missão tem que desenvolver realização, status e reconhecimento nos três círculos.

Grande parte da investigação em teorias motivacionais ocorreu no final dos anos 1940 e 1950. Hierarquia das necessidades é discutido, como é McGregor da teoria sobre como fazer gestores Hipóteses sobre as pessoas com base em Teoria X e Teoria Y personagem e tipos. Contudo, a maioria do espaço é dedicado à Herzberg da teoria sobre motivação e higiene de fatores (Adair adequadamente explica essas teorias no texto). Mantendo os três círculos - modelo em mente, os líderes desempenham uma grande parte para motivar o grupo e os indivíduos, bem como uma compreensão dos fatores motivacionais.

A teoria é importante em direção ao desenvolvimento. Adair diz que a sétima função é organizar. Ele recorda - nos que a liberdade é o valor subjacente. O indivíduo, de modo que a ordem é o valor subjacente da sociedade. O objetivo da organização é conseguir um equilíbrio entre estes dois valores fundamentais. A estrutura de uma organização cresce, desenvolve e contrata, de acordo com a situação, e um líder que irá encontrar uma estrutura existente é o produto de um antecessor de suas ações para atender uma determinada situação. Adair sugere que uma estrutura organizacional deve ser simples, mas livre e flexível para re - alinhamento, a fim de cumprir a Desafios de uma rápida mudança ambiental, com o objetivos sempre em mente. Organizar também envolve a reestruturação individual de postos de trabalho e organizar, nomeadamente no que respeita à respeito a tempo de gestão.

A última função é dar um exemplo. O autor sustenta sua abordagem, de acordo com o Três círculos modelos. Que fazer líderes é mais poderoso do que aquilo que eles dizem, mas palavras e exemplos devemos ir juntos, se o direito, deve ser definido. Qualquer ação tomada pelo líder irá ser vista em toda a organização. A níveis inferiores o líder é muitas vezes quem diz o que fazer, mas não deve pedir ao grupo para fazer qualquer coisa que ele ou ela não iria fazer. Exemplo, como medo e coragem, é contagiosa. Ela induz imitação e possui poder criativo, particularmente se ela envolve auto - sacrifício.

Parte 3: Growing como líder

Adair defende que as oito funções da liderança descrita na Parte 2 devem ser desenvolvidas Durante um certo período de tempo. As condições para crescer como um líder existe dentro do indivíduo e da organização em conjunto. Visando esta terceira parte do livro puramente em gerência, Adair firmemente estabelece a responsabilidade pela liderança estratégica de desenvolvimento do conselho de administração. Incluindo o próprio processo de estratégia, ele prescreve 10 métodos através dos quais organizações podem desenvolver líderes. Eles começam com a seleção, a formação e o desenvolvimento da carreira política, utilizando linha de gestores como tutores e nomear alguém para ser responsável pela investigação e desenvolvimento liderança em desenvolvimento. Os métodos incluem também obtenção da estrutura direita, proporcionando oportunidades para o auto - desenvolvimento, criando - se o direito a clima organizacional e, finalmente, a atitude do chefe do executivo localizadar na parte superior da organização.

A última parte do livro utiliza o conhecimento e da aprendizagem a partir do texto de liderança e programas de desenvolvimento. Adair da assunção do livro é que você é responsável por seu próprio auto - desenvolvimento. Ele afirma que a liderança não pode ser ensinada, ela só pode ser aprendida. Cursos de Liderança invariavelmente é com um plano de ação individual com curtos (imediatas para 6 Meses), médios (até 3 anos) e longos prazos (3 a 10 anos) e as ações a realizar estágios. As palavras finais são do autor sobre os temas de maus dirigentes, sorte e fracasso. É frequentemente o caso que mais pode ser aprendido com maus dirigentes do que bons. No que diz respeito à sorte, o acaso vai apresentar - lhe oportunidades. Como você executar e fazer face a essas oportunidades dependerá como você está preparado: liderança desenvolvimento será dessa preparação. Finalmente, não pode haver sucesso sem trabalho à beira da falência, mas é essencial a três círculos modelos serem usados para determinar a causa.

Discussão

Trata - se de uma obra erudita. A estrutura do livro é bem - sucedida em sua concepção à guia (desenvolver) o leitor através do termo da liderança desenvolvimento. O uso de notícias, citações, casos, estudos, exercícios e listas fornecem pensamentos - provocando, estimulando e praticando adições ao texto, que mantêm a atenção do leitor. É um livro para o leitor de liderança e desenvolvimento, porque ele exige ação; Não é apenas "interessante ler".

Para os militares da fundação para o trabalho, é útil e relevante: Adair argumenta que este é o lugar onde o Objeto de liderança está aterrada. A mudança para uma empresa comercial e de um contexto militar habilmente manipulados.

É evidente, porém, que este trabalho remonta as finais dos anos 1970 e início de 1980, embora o publicado na data da primeira edição é 1993. Referência ao uso do telefone, sem mencionar dos avanços tecnológicos da informação e das comunicações a e - mail a tecnologia torna a reservar um pouco neste contexto.

A liderança eficaz é uma contribuição valiosa para sujeitos desenvolvimentos de liderança, mas é na necessidade de atualização para a platéia do século 21.


Link: http://www.ncsl.org.uk/media/F7B/96/randd-leaders-business-adair.pdf

Fonte: What Leaders Read 1Effective LeadershipJohn Adair1988, Pan Books

Integrantes do Grupo: Alexandre Martins Teruchkin, André Luiz Bonamigo Bolzan e Ebram Faccio Fagherazzi.

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