quarta-feira, 21 de novembro de 2007

20 Maneiras de se tornar um líder

Uma advogada recém formada ficaria surpresa de encontrara tão poucas mulheres entre as lideres da firma em que ela recentemente ingressou. Afinal, metade de suas colegas eram mulheres. E embora esta universidade seja considerada nas estatísticas como representante de mudanças profundas, o fato é que 40% dos estudantes são mulheres desde os anos 80.

Embora tenha havido pequenas e positivas mudanças na maioria dos casos, os escritórios de advocacia continuam a ter a triste ausência de liderança feminina.

Há diversas razões para isso, talvez a principal entra elas, o fato de que um advogado “comprometido” é definido de modo a excluir a maioria das mulheres advogadas. Se comprometimento é exclusividade de gravidez e maternidade, então os direitos de uma advogada no sentido de liderança são escassos.

Essa definição também exclui advogados que querem ser mais do que provedores financeiros de suas famílias. De fato, qualquer advogado querendo seriamente “a vida”, está arriscando ser excluído da lista de lideres potenciais.

A melhor chance de mudar este obstáculo sistemático é despejar a escala dos gêneros na balança da liderança. Como mais mulheres se tornam lideres em organizações legais, valores organizacionais e definições provavelmente mudarão. O conceito do advogado ideal se alargara para tornar-se igualmente inclusivo para mulheres, bem como para homens cujas esposas cuidam da família. A inclusão de homens e mulheres que entendem que o trabalho e a vida não são um jogo de resultado onde zero se beneficiariam da profissão bem como os indivíduos que já a praticam.

Como as organizações mudam de clubes mono culturais para instituições que acolhem a diversidade, poderia-se esperar que a imagem do advogado ideal evoluiria para aquela que igualmente inclui advogados de cor e aqueles com orientação sexual de minoria.

Esta é outra razão para esperar que fomentar a habilidade de liderança entre advogadas, beneficiará as carreiras destas é de futuras procuradoras bem como as organizações nas quais elas trabalham.

Pesquisas em liderança indicam que de 50-75% das organizações são atualmente dirigidas por pessoas desprovidas de competência em liderança. Elas são admitidas ou promovidas com base em formação técnica, conhecimento dos negócios ou política – na em habilidade de liderança. Estes gerenciadores trabalham em crise, são comunicadores medíocres, são insensíveis a questões morais, são desconfiados, super controladores e gerentes fracos, falham em completar um compromisso assumido e são facilmente excitáveis e explosivos. O resultado é baixa moral, empregados alienados e desgaste precioso. Como o melhor resultado de negócios é alcançado por empregados satisfeitos, a profissão legal só pode ganhar pelo aumento do foco no desenvolvimento da competência da liderança nos advogados. As advogadas podem tomar a dianteira neste sentido. Aqui estão 20 maneiras de torna-se uma líder.

1- Encarregue-se

Torne-se o escultor de sua própria carreira e vida – não escultura. Lideres são autênticos – o autor de suas próprias vidas. Tome responsabilidade por seu desenvolvimento profissional. Ninguém tem maior investimento no seu sucesso e satisfação que você. Especialmente como mulher você não pode depender da estrutura de gerenciamento tradicional de sua organização para colocá-la na trilha da realização. E com você dirigir e proteger a sua carreira e desenvolver seu próprio potencial. Você não pode se dar ao luxo de ser passiva ou aceitar papeis designados para você. Saiba o que você quer e porque e esteja preparada para agir e fazer acontecer.

2- Conheça sua Força

O trabalho é mais significativo e satisfatório quando ele nos dá a oportunidade de usar as nossas forças. Liderança é fundamentalmente sobre caráter Conhecendo sua força de caráter lhe capacita a encontrar modos de selecionar o ambiente de trabalho e tarefas que lhe permitam expressá-las e desenvolvê-las. Por exemplo: se uma de suas maiores forças é lealdade e trabalho em equipe, você será mais eficiente e satisfeita trabalhando como membro de um grupo. Se a justiça esta entre as suas grandes forças, você ficará frustrada e insatisfeita sem a oportunidade de trabalhar em questões de justiça. Se você é alguém que ama aprender, você ficará aborrecido e frustrado a não ser que você encontre modos de dominar novas habilidade e áreas de conhecimento.

É também importante manter-se no rumo de suas próprias realizações. Infelizmente, tribunais são notórios por focalizarem erros e derrotas em detrimento do que as pessoas fazem bem. Todavia, bons lideres desenvolvem talentos, combinando a força das pessoas com tarefas. Eles reconhecem as contribuições e celebram as conquistas.

Comece praticando boa liderança mantendo um diário de seus sucessos. Grave mesmo pequenas vitórias – isto é essencial para construir sua própria confiança bem como desenvolver uma competência crucial em liderança.

Você pode acessar suas forças por VIA Strengths Survey no http://www.authentichappines.org/. Dr. Martin Seligman, um psicólogo conhecido por suas pesquisas nas áreas da desesperança, depressão, otimismo e psicologia positiva. Desenvolveu um website. Como ele continua pesquisando nos instrumentos de sua website, você pode usá-lo livremente.

O Gallup StrenghtsFinder é outro modo de acessar suas forças. Você pode aprender sobre isso no http://www.gallup.com/ .

3- Crie sua Visão

Líderes têm visão direcionada. Um líder cria uma visão convincente, é comprometido com esta visão e inspira outros à ação por alinhar suas metas com esta visão.

Comece a desenvolver esta competência em liderança criando a sua própria visão pessoal. A sua afirmação de visão é um quadro de futuro com o qual você pode se comprometer. Ela expressa seus valores, a contribuição que você quer fazer, e o modo como você quer viver a sua vida.

Sem uma visão clara, é fácil ser levado pela expectativa dos outros. Como um treinador profissional ou posso atestar a infelicidade de advogados que permitiram as ordem e a aprovação de outros para se tornar sua bússola. É de cortar o coração olhar para trás e ver a sua vida com pesar.

A sua afirmação de visão é o seu próprio e pessoal “Por que”. Sabendo a direção do seu trabalho permite-lhe planejar o seu desenvolvimento profissional bem como ser resistente em face dos obstáculos.

Se você quiser um modelo para visão pessoal você pode comunicar-se como em ellen@lawyers.lifecoach.com com “Visão pessoal” na linha de assunto.

4- Escolha um Local de Trabalho com Valores Compatíveis

Um dos maiores erros que muitos dos advogados fazem é aceitar emprego numa organização com valores contrários aos seus. Esta situação leva à infelicidade na pior das hipóteses e mudança de emprego na melhor delas.

Além disso, você está muito menos inclinado a conquistar uma posição de liderança em uma organização com valores em desacordo à sua própria ética do que estaria num ambiente que ecoasse seus princípios.

5- Estabeleça o seu Próprio Quadro Consultivo

Embora a profissão legal ponha um premio em autoconfiança todos precisam de orientação, modelos e apoio. Aconselhamento ultrapassado raramente existe num escritório do século XXI. Mesmo que você tenha um conselheiro designado como “casamentos arranjados” raramente encontra as suas necessidade de desenvolvimento profissional mais importantes. E especialmente difícil para mulheres e advogados de cor encontrar conselheiros que se identifiquem com eles ou por quem eles podem procurar com estratégias que se aplicam aos seus próprios desafios.

Estabelecer seu próprio quadro consultivo capacita você a obter ajuda de carias pessoas. Cada uma tem a sua própria contribuição a fazer para o sucesso de sua carreira. Esta abordagem também lhe da uma oportunidade de procurar assistência necessária sem sobrecarregar outra pessoa.

De modo a construir um quadro pessoal efetivo de diretrizes, você precisa acessar as suas necessidade de aprendizado. Identifique as habilidade que você precisa para adquirir ou melhorar de modo a atingir metas na carreira que você estabeleceu para os próximos um ou dois anos. Tendo identificado suas necessidade de conhecimento você estará pronto para identificar conselheiros potenciais. Você pode receber conselhos de outros. Ao mesmo tempo, observe as pessoas que você gostaria de imitar ou àquelas que têm alguma experiência especial nas áreas nas quais você está interessada. Examine e também observe os objetivos do seu trabalho atual.

As pessoas no seu quadro mudarão conforme as suas necessidade de aprendizado. Aqui estão algumas importantes informações para desenvolver seu quadro consultivo.

● Selecione pessoas em que você confia
● Tenha em mente que as alianças que você forma com seus conselheiros são substanciais, estrategicamente importantes e relacionamentos significativos
● Esclareça as expectativas de cada pessoas para o relacionamento. Negocie por quanto tempo você espera que o relacionamento continue desta forma
● Entenda o que o seus conselheiro precisa de modo que o relacionamento seja compensador para ambas as partes. Para alguns ajudar outro advogado a ser bem sucedido já é suficiente. Outro se sentiriam recompensados só pela sua oferta de ajudá-los em seus trabalhos
● Você precisará ter conselheiros que prestem serviço em diferentes funções. Os mais importantes são:

Um guia de cultura

Se você é um advogado novo, ou é novo na função atual, você precisará de um conselheiro que possa ajudá-lo a aprender sobre a cultura da organização. Este mentor pode prover informações sobre quem é poderoso, quem são os melhores e quem toma as decisões. Quem seguir e quem evitar. Ele pode também sugerir a que grupo aderir e outros caminhos a percorrer de modo a tornar-se mais visível.

Um conselheiro com habilidades legais

É útil um conselheiro com profundo conhecimento da sua área da lei – um advogado antigo e bem sucedido que pode prover franca e construtiva reação no seu trabalho. Você precisa ter alguém em quem confia e a quem você pode recorrer com perguntas importantes sobre seu trabalho. O ideal seria não ser alguém que estará na sua posição de avaliá-la: você não pode deixar de fazer perguntas se quer realmente aprender.

Um modelo

É especialmente de ajuda para advogadas formar alianças com outras advogadas que compartilham seu trabalho e valores de vida. Peça a alguém que você admira dividir suas estratégias como equilibrar trabalho e família.

É particularmente de ajuda identificar modelos de liderança. Pense nos mais inspiradores líderes na sua vida e aliste as qualidade que ganharam sua admiração e respeito. Encontre modelos que podem aconselhá-la em como você pode tornar-se uma líder.

Uma boa ligação

A não ser que você tenha uma bem estabelecida rede, seria interessante conhecer alguém que pudesse apresenta-la às pessoas que você gostaria de conhecer. Como um estudioso em economia atual, você simplesmente não pode saber tudo. Estabelecer uma rede de conhecimento vai capacitá-la a identificar o caminho mais rápido à informação que você precisa e às pessoas que podem conectá-la com a informação. Se você está procurando informação pedidas por cliente, oportunidades para o desenvolvimento de negócio ou procurando um novo emprego, uma rede bem desenvolvida é um recurso essencial.

6- Encontre um Campeão

É essencial ter alguém que será o seu campeão na organização. Mais provavelmente, será alguém com quem você pratica. Quanto mais valor você der a prática de um advogado, mais velho, em seu grupo, mais ele ou ela estará interessado em manter você. Pessoas que gostam tanto de você quanto do seu trabalho, estão mais propensas a estar do seu lado. Também é necessário que está pessoa esteja numa posição segura na organização; alguém numa posição obscura dificilmente se sentiria capaz de tomar uma atitude em seu favor.

7- Trabalhe na Direção do Melhor em sua Prática

Uma atuação no trabalho excelente é necessária, embora não seja condição suficiente para liderança. Esteja no topo de seu desenvolvimento profissional. Não espere que a sua empresa ou organização lhe ofereça um seminário nas habilidades que você quer aprender, procure suas próprias oportunidades de aprendizado.

Tenha em mente a diferença entre excelência e perfeição. Manter altos padrões para seu trabalho reflete esforço positivo. Por outro lado, ser severo na sua alto-crítica, frente ao menos erro, vai minar seu sucesso. Perfeccionismo facilmente leva ao gerenciamento pequeno e crítica dura de outros, nenhum dos dois são comportamentos de liderança efetiva.

É difícil lutar por excelência, a não ser que você esteja fazendo o que gosta. Pessoas que estão comprometidas com o que fazem – que estão interessadíssimas em seu trabalho – são resistentes frente a desafios. Entusiasmo e paixão motivam trabalho duro. Genuíno interesse mantém o foco da atenção.
É importante saber que habilidades você gostaria de estar desenvolvendo enquanto você progride em sua carreira. The ABCNY Report of the Task Force on Lawyers Quality of Life delineiam notas específicas de treinamento para associados. Você pode encontrá-los em http://www.abcny.org/taskforce.html .

Quanto mais preparado você estiver melhor serão as suas habilidades, e você será uma fonte para outros. Experts constroem suas reputações de ser uma fonte confiável, a qual é necessária para obter o lugar de liderança.

8- Tome Iniciativa

Seja o que for que você está tentando conseguir, você precisa ter controle de seu próprio destino e agir segundo suas convicções. Pra tornar-se um líder você deve primeiro dirigir a você mesmo. Iniciativa é uma qualidade fundamental da liderança. Escolha seu trabalho – não o deixe escolher você. Procure um trabalho que você gosta ou com o qual poderá aprender. Se o trabalho que você realmente quer não vem ao seu encontro, faça planos para encontrá-lo. Procure fazer alianças com pessoas de dentro e de fora da sua organização que possam ajuda – lá a trabalhar com os assuntos e clientes que você prefere.

Evite a "tirania da em - lixo". Você precisa trabalhar ativamente em sua carreira, não somente no seu trabalho. Desenvolva um plano de carreira. Identifique metas específicas, mensuráveis e meios de chegar a elas. Vá além da adaptação para o que quer que venha no seu caminho. Selecione e influencie a situação na qual você trabalha, mais do que simplesmente reagir às situações criadas por outros. Trabalhe para mudar a si e as circunstâncias para melhor.

Líderes criam uma visão, e estabelecem metas que incorporem esta visão, inspiram ações para realizar a visão, e desenvolvem planos estratégicos que levam as suas metas. Comece seu caminho para a liderança, por liderar você.

9- Arrisque-se

Desenvolver habilidades de liderança requer sair da sua zona de conforto. Fixe alvos forçados que lhe capacitem desenvolver novas habilidades. Junte-se a grupos e tome o lugar de liderança. Esta é uma oportunidade de desenvolver liderança bem como aumentar a sua visibilidade. Muitas advogadas me contaram que fazem o impossível para voar abaixo do radar. Elas acreditam que isto demonstra que elas estão no time. Eu discordo. Você fica de pé para ficar invisível mais do que para arriscar-se. De modo a enfrentar os estereótipos que impedem as mulheres de alcançar posições de liderança, você precisa aparecer confiante. Isto significa estar querendo prender no trabalho em vez de esperar até saber tudo antes que apareça um desafio.

Consulte o seu quadro e sua rede para o ajudarem a preencher espaços de conhecimento. Apresente suas idéias. Seja decisivo e direto. Fale de modo convincente e faça suas afirmações com autoridade. Defenda a autoria de suas idéias. Não qualifique as suas afirmações ou desculpe-se por falar. Seja firme, não agressivo. Controle suas emoções quando impõe limites e faz uma solicitação. Evite críticas severas e sempre respeite a dignidade dos outros. Despersonalize seus erros. Só porque você falhou em uma coisa não significa que você é um fracasso. Veja os erros como uma oportunidade de aprender. Se você se preocupar com sua reação depois de cometer um erro, de que você nunca tentará de novo, os outros concluirão que você sempre erra. Mas se você atribuir o seu erro à falta de informação, você aprenderá mais e tentará de novo.

A sua faixa de sucessos sobrepujará a memória dos seus pequenos erros. Arriscar-se traz resistência e autoconfiança. Quanto mais você se esforça e é bem sucedida, mais confiança você terá. Isto lhe dará forças para lutar por uma posição de liderança.

10- Seja Otimista

Como “fonte de esperança” os líderes devem ser otimistas. Otimistas realistas tomam cuidados onde eles podem ou não investir energia acima do seu controle. Quando confrontados com contratempos, os otimistas não sucumbem aos sentimentos de desesperança. Eles mantêm seu foco em propósitos maiores, encontrando modos de se recuperar e perseguir rotas alternativas para suas metas. Os otimistas vêm os erros como oportunidade de aprendizado, não como catástrofes das quais nunca vão se recuperar. Isto os capacita a aceitarem o tipo de riscos necessários para tornarem-se líderes. Otimismo é especialmente difícil para advogados desde que trabalhos legais são sobre prevenção de desastres. Mas embora o pessimismo possa ajudá-lo a ser mais efetivo na prática do direito, ele será um obstáculo se você pensa assim a respeito de seus planos de carreira ou o resto de sua vida. Você provavelmente costumava pensar que otimismo é somente uma característica de personalidade e ou você a tem ou não. Mas o fato é que pesquisas têm demonstrado que as pessoas podem aprender a pensar mais em ser otimistas e que estas mudanças são duráveis. Se você quer aprender a ser mais otimista eu a encorajaria a ler “Otimismo Aprendido”, por Martin Seligman, PHD.

11- Tornar-se "Indispensável"


Encontrar um nicho que a sua organização e valores sobre os quais você pode estar apaixonado. Desenvolver os seus conhecimentos nesta área. Se você é o único perito, ou um dos poucos especialistas nesta área, você será de grande valor para a sua empresa. Isso aumenta o seu poder de negociar para flexibilidade na sua programação e oportunidades para assumir liderança papéis.

12- Faça sua Carreira Mais Importante que seu Emprego

Focalizar os seus objetivos de carreira em longo prazo capacita você a minimizar a força de qualquer empregador. Se os seus objetivos são incompatíveis com os da sua organização, ou se você não pode conseguir o apoio que precisa para tornar a sua visão uma realidade, olhe além.

13- Desenvolva a sua Inteligência Social

Liderança é interpessoal. Pessoas que não podem administrar a expressão de suas próprias emoções provavelmente não podem efetivamente administrar outros. É importante desenvolver a consciência de seus próprios sentimentos e fazer escolhas deliberadas sobre qual é a melhor maneira de usá-las em dada situação. Administrando suas emoções evita que elas anuviem sua percepção e julgamentos. Sendo capaz de influenciar como outros percebem você e encontrar outros do modo como você gosta, requer autoconsciência e auto-regulação. É essencial ter um profundo entendimento dos seus próprios valores, motivações, forças e limitações. Então não é sempre fácil ser honesto consigo mesmo, você tem que desenvolver esta espécie de honestidade se você quiser ser interpessoalmente efetivo. Realisticamente avalie-se sem ser super auto-crítico. Peça a reação dos outros. O conhecimento de como outros o percebem é uma poderosa ferramenta. Monitore-se; preste atenção aos seus sentimentos, ações e intenções. Observe o impacto de suas ações nos outros. Autoconsciência é também crítica por empatia desde que nós tendemos a perceber outros através do filtro de nossas próprias necessidades, medos, expectativas e esperanças.

Quando estamos cônscios do que esperamos ouvir ou estamos com medo de ouvir, nós retiramos o filtro e ouvimos o que realmente está sendo comunicado. O radar social dos líderes efetivos pode ler os sinais emocionais e acessar o estado emocional de outros. Sua habilidade de influenciar outros depende de sua capacidade de sentir suas reações e ajustar sua abordagem de acordo. Pratique “ativa” escuta - escutando não somente as palavras do outro, mas, também suas expressões mudas. Os líderes são mais persuasivos quando podem familiarizar sua mensagem para seus ouvintes.

Procure soluções para os problemas. Líderes extraem mais cooperação quando trabalham na direção de soluções eqüitativas, as quais todos os participantes abraçam.

Seja flexível ao ponto de vista de outros e demonstre que você compreende suas perspectivas. Sempre tente preservar a dignidade de todos os envolvidos em um problema ou projeto. Liderança está construindo e fortalecendo grupos. Pratique criando uma atmosfera de colaboração e abertura.

14- Seja seu Próprio Defensor

Muitas advogadas que são ótimas profissionais para seus clientes, são medrosas de advogar em causa própria. Na nossa cultura, as mulheres são levadas a acreditar que autopromoção não é somente não apropriado e agressivo, mas também estragará suas carreiras. Mas negar-se a advogar em causa própria pode ter conseqüências incalculáveis. Para início de conversa, muita modéstia cai no estereótipo de que mulheres não são agressivas o bastante. Tenha em mente que outras pessoas vêem somente uma pequena parte das nossas ações. A informação perdida tem de ir do próprio ator.

Compartilhe o seu conhecimento oferecendo-se para ajudar outros. Espalhe suas vitórias através de mala-direta. Expresse suas convicções. Advocacia em causa própria é necessária para alcançar posições de liderança. Ao mesmo tempo, esteja certa de que você reconheceu a apreciou a todos que contribuíram nos esforços do grupo. Líderes são capazes de fazer seus empregados sentirem-se orgulhosos de suas contribuições. Eles não precisam roubar os créditos para si mesmos.

15- Descubra Expectativas

Estereótipos é um obstáculo às mulheres para atingir a liderança na profissão legal. Mas acreditar que você nunca quebrará as barreiras certamente a reterá. Às vezes o único modo de superar estes estereótipos é enfrentá-los diretamente. Fazendo brilhar a luz sobre suposições não reveladas, podem capacitar seus ouvintes a ouvir e ver além de suas expectativas. Identificando estas suposições, você transmite força e perspicácia que inspira confiança.

16- Torne-se um Excelente Comunicador

Um líder precisa comunicar a sua visão de modo que energize as pessoas e as leve à ação. A habilidade de conseguir a cooperação de pessoas e apoio de outras – através de negociação, persuasão e influência – dependem da habilidade de comunicação, que por sua vez é essencial para a liderança. Esteja atento às diferenças no estilo de comunicação. Essencialmente você precisa prender as expectativas dos seus ouvintes na sua consideração preparando cuidadosamente sua comunicação. Para mulheres é especialmente importante mostrar às outras pessoas a razão para escutá-la mostrando uma meta que seus ouvintes querem alcançar. Quando as pessoas se sentem ouvidas elas ficam mais inclinadas a escutar você. Quando você compreende seus objetivos, você pode articular como as aspirações delas podem ser alinhadas com a sua visão. Embora os gêneros estereotipados fomentem a crença que mães não podem ser bons líderes, o fato é que a maternidade é um excelente campo de treinamento de habilidades de liderança. Como pai ou mãe você aprende a planejar estrategicamente, negociar, alistar cooperação e persuasão – os quais você pode transferir para seu local de trabalho.

17- Mostre Preocupação com os Outros

As pesquisas mostram que entre as mais importantes características de líderes efetivos estão: compaixão, educação, generosidade, altruísmo e empatia. Agradabilidade é um traço social e liderança tem seu lugar no contexto social, então não é de surpreender que estas características sejam tão importantes para liderança efetiva. Advogadas precisam ter isso em mente. Seguidamente mulheres são incitadas a agirem como homens quando trabalhando na direção de um cargo de liderança. Aprenda que as melhores líderes demonstram traços muitas vezes atribuídos às mulheres.

18- Desenvolva e Mantenha um Sistema Apoio

Tirando tempo para manter uma ligação de apoio com outros é necessário para conseguir e manter a energia em o bem-estar que você precisa para atingir uma carreira de sucesso. Em casa você precisará de um parceiro que concordará em negociar e dividir o trabalho de casa com você. Seja clara com os de sua família de que você precisa da ajuda deles para alcançar seu objetivo. Estar sobrecarregada com as responsabilidades da família é um grande obstáculo para mulheres que desejam alcançar posições de liderança bem como as barreiras no trabalho. Você também precisará do apoio das pessoas que supervisiona, seu pessoal de apoio, recém admitidos, etc. É mais fácil recrutar este apoio se você entender as necessidades deles e seus objetivos e tratá-los com compaixão e respeito. Compaixão e encorajamento motivam as pessoas muito mais que impaciência e dureza. Aprenda a delegar poderes. Lembrem-se, os líderes não fazem todo o trabalho sozinho. Eles efetivamente distribuem tarefas baseadas no conhecimento, força e aspirações de seus subordinados. Eles são claros nas suas expectativas quando distribuem responsabilidades. Mas não permita que perfeccionismo estrague um bom trabalho. Se você não está satisfeito com o produto final, resista ao impulso de refazê-lo você mesmo. Em vez disso, devolva o trabalho para a pessoa que o fez e certifique-se de que ele ou ela entendem as suas expectativas. Deste modo você não vai se sentir sobrecarregado e estará ajudando a outra pessoa a aumentar sua competência.

19- Mantenha a Integridade


Integridade pode ser sozinha a mais importante característica da liderança competente. É a “qualidade essencial” de um conselheiro confiável e um líder efetivo. As pessoas querem ser conduzidas por alguém em quem elas confiam. Faça o que você disse que iria fazer. Não prometa o que não pode cumprir. Pessoas sem integridade podem ganhar poder, mas não lideram realmente.

20- Tenha Perseverança


Persistência frente à adversidade é a parte principal da resistência. Tome responsabilidade por sua própria sorte. Fique firme nos seus valores e metas e matenha-se determinada e disciplinada em seus esforços para alcançá-los. Persistência não significa que você nunca perde a coragem. Antes, significa manter o foco na meta apesar de seus sentimentos de desencorajamento. Como um participante de maratona, você continua porque acredita no que está fazendo. Você simplesmente não desiste. Se a sua meta é tornar-se um líder para ajudar a profissão a tornar-se realmente diferenciada, amigável e razoável, então não desista. A sua liderança é muitíssimo necessária.

Notas:

1. Williams, Joan (2000). "Unbending Gender – Why Family and Work Conflict and What to Do About It." New York: Oxford University Press.
2. Hogan, Robert (2003) "Leadership in Organizations." Paper presented at The Second International Positive Psychology Summit, Washington, D.C. October 2-5.
3. Covey, Stephen R. (1989) "The 7 Habits of Highly Successful People." New York: Fireside
4. Bennis, Warren & Goldsmith, Joan (1997). "Learning to Lead." Cambridge, MA: Perseus Books.
5. Seligman, Martin E. P. (1998) "Learned Optimism." New York: Pocket Books.
6. Wickouski, Stephanie, Esq. Personal communication.
7. Judge, Timonthy A. & Bono, Joyce E.( 2000) Five- factor model of personality and transformational leadership. "Journal of Applied Psychology," 85 (5), 751-765.


Autora: Ellen Ostrow, Ph.D.

Link: http://www.emergingleader.com/article31.shtml

Fonte: http://www.google.com/
http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=Usb9lzkTeL4hRDzFJNO33K2ZybrOFOKnV6HwyghlTtllnWzV8gQaQA%3D%3D&Link=http%3A//www.emergingleader.com/article31.shtml
http://www.babelmundo.com.pt/ingles/dicionario/index.html - Dicionário Michaelis

Integrantes do Grupo: Bruna Bohrer Bigolin, Fernanda G. L. Machado e Anelise Minhoranza Rech.

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